sábado, 22 de junho de 2013

De 17 a 24 de Junho: a AIT organiza Jornadas Internacionais de Acção

A norma capitalista é “expandir ou morrer” e a crise está a revelar um sistema que, cada vez mais desesperadamente, dirige os seus ataques contra a classe trabalhadora: por todo o mundo vemos despedimentos em massa e medidas contra os desempregados e os pobres, flexibilização do mercado de trabalho, medidas contra os sindicatos e despedimentos de activistas sindicais.

Isto não pode continuar e tornam-se necessárias acções directas, propaganda e solidariedade baseadas na nossa própria força. É por isso que a AIT organiza as Jornadas Internacionais de Acção contra os Cortes no Emprego, os Despedimentos e de Apoio à Luta dos Desempregados, que terão lugar de 17 a 24 de Junho.

As Secções e Amigos concentrar-se-ão em temas locais e também em acções urgentes de solidariedade que estão a ter lugar em empresas multinacionais. Mencionamos que as Secções Sindicais da CNT-AIT espanhola lançaram apelos para apoiar as lutas contra os despedimentos na Alstom Wind, na empresa Capgemini e o despedimento de um trabalhador na Esymo Metal- Gestamp.

Contrariamente aos sindicatos reformistas, a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) recusa a integração no sistema capitalista que é a raiz da miséria da classe trabalhadora. A AIT foi fundada há 90 anos e, já no Congresso fundacional da AIT em Berlim na viragem do ano 1922, tomou resoluções contra o desemprego que estava a dividir a classe trabalhadora.

Afirmou-se que os problemas não podem ser resolvidos dentro do sistema capitalista. Mas, para reduzi-los, recomendaram a redução do horário de trabalho, e mais tarde, o Congresso da AIT em Liege (1928) iniciou uma campanha mundial por uma jornada de trabalho de 6 horas.

O capitalismo é uma máquina automática que fabrica repetidamente crises, desemprego, guerras e exploração: portanto, apelamos a acelerar as lutas contra os cortes no emprego e os despedimentos e a apoiar a luta dos desempregados.

Oslo, 15 de Junho de 2013

Saudações anarco-sindicalistas,
Secretariado da AIT

Página web de la AIT: www.iwa-ait.org
Página de Facebook : https://www.facebook.com/iwa.ait