domingo, 18 de agosto de 2013

Comunicado da ZSP - secção polaca da AIT: Fundo Anti-repressão aos Trabalhadores

Solidariedade e defesa legal para os trabalhadores e sindicalistas reprimidos!

Na batalha contra a exploração, os trabalhadores na Polónia estão actualmente numa posição muito delicada. Em muitas empresas os direitos dos trabalhadores são violados e eles desejam que a sua situação seja dada a conhecer.

Infelizmente, para falar publicamente sobre essas violações, os trabalhadores são, muitas vezes, despedidos. Um bom exemplo foi o caso recente de Jarek, demitido da BRW Sofa por ter publicado um artigo no jornal sobre como o Código do Trabalho era violado nessa fábrica. E existem muitas situações como esta.

Porque a ZSP publicou o que disseram os trabalhadores sobre aquela empresa, a BRW Sofa fez com que ficássemos na mira da polícia - do Departamento de Crimes Económicos - que está a perseguir as pessoas e, provavelmente, iniciar contra elas algum processo criminal.
Ninguém sabe qual o crime que a BRW imagina que cometemos. A empresa é propriedade de um dos homens mais ricos da Polónia e persegue os trabalhadores e activistas que se defendem.

Quando as empresas não conseguem chegar aos trabalhadores, vão atrás das organizações que os apoiam. Se estas não estiverem registadas, tentam então chegar aos proprietários dos sites de internet das organizações.

Porque têm sido despedidas pessoas e outras podem vir a sê-lo e encontrar-se numa situação financeira difícil, e porque precisamos de dinheiro para ajuda jurídica em diversas situações que enfrentamos agora, criámos um fundo anti-repressão, a fim de ajudar os trabalhadores que foram reprimidos ou estão a ser processados por falar sobre as suas condições de trabalho.

Por favor, contribui!

Número da conta: PL45 1440 1299 0000 0000 1545 1459
Mais informações: informatyka@zsp.net.pl ou is@zsp.net.pl