sexta-feira, 22 de março de 2013

AÇÃO INTERNACIONAL DA AIT PELO DIREITO À HABITAÇÃO


 PELA HABITAÇÃO – AUTO-ORGANIZAÇÃO!
 SE A RUA FÔR A NOSSA MORADA, NELA SERÁ O FIM DOS GOVERNANTES!


Não contentes em reduzir o povo à miséria, impor salários miseráveis e aumentar o desemprego (que já ultrapassa o milhão) para  pressionar quem ainda tem trabalho a aceitar as condições mais miseráveis e assim, com os baixos salários atrair a gula e os investimentos dos mais ricos – como aliás o confessa, sem qualquer vergonha, um figurão como o Belmiro…! -  agora é o próprio “direito à habitação” que está a ser posto em causa para centenas de milhar de pessoas, com as recentes leis terroristas deste governo: primeiro a lei de facilitação dos despejos, em 2012 ,e no início de 2013 a nova lei das rendas,  dita “dos arrendamentos urbanos”.

Já não bastavam os aumentos da eletricidade, transformada em artigo de luxo, com os 23% de IVA, já não bastavam os cortes drásticos no Rendimento Social de Inserção (RSI) aos mais necessitados, nem os cortes nas reformas, subsídios de desemprego e diminuição dos salários reais: agora é algo tão básico como a possibilidade de ter um teto, que está em causa  para centenas de milhares de  pessoas, sobretudo as mais idosas e que menos se podem defender.

E no entanto vemos CENTENAS DE PRÉDIOS ABANDONADOS, VAZIOS E ENTAIPADOS, vemos PALACETES e prédios de apartamentos VAZIOS, vemos a ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA (pela mão de algumas ditas IPSS, bem conhecidas) crescer cada vez mais, vemos MAIS GENTE SEM CASA e mais CASAS SEM GENTE!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Relato da manifestação de 2 de Março no Porto


Éramos muitos desta vez no Porto, muitos mesmo, contabilizou-se 400.000 nesta cidade, uma manif que demonstrava a força de uma população que já não aguenta mais ficar à rasca, sempre com medo do próximo corte e da próxima medida de austeridade. No meio desse mar de gente formou-se um bloco libertário com malta da AIT/SP e de outros coletivos do Porto, além de indivíduos ligados a esta forma de pensamento e ação. Bandeira vermelha e preta anarco-sindicalista e uma acção teatral onde companheiros disfarçados de "troika" serviam de alvo para centenas de bolinhas de tinta, bolinhas estas que erravam os "alvos" e acabam, "acidentalmente" a acertar os bancos que se encontravam atrás dos mesmos, pura simbologia, ao mesmo tempo ousada, que serviu para mui tos que passavam e aderiam à acção como forma de "colocar pra fora" os problemas de um cotidiano aflito com a "crise". Ao final da manif, quando tudo parecia encaminhado e as pessoas se dirigiam para as suas casas com gosto de "quero mais", a polícia cerca o grupo ligado à acção teatral para pedir-lhes suas identificações, dada a ilegalidade do pedido, as pessoas obviamente se recusaram a identificar-se. A tensão aumenta em volta do cerco da polícia, a população grita, pede para soltar o grupo, tentam entrar no cerco a dizer: "Se eles estão presos então também quero estar", e de repente duas prisões, arbitrárias e sem qualquer razão aparente, incluindo a de um militante do SOV-Porto (AIT/SP). É a gota d'água para quem assistia a tudo indignado. Pessoas invadem o cerco e aos gritos de "Fora daqui, fora daqui" simplesmente expulsam a polícia dali, um acto de coragem e indignação que mostra claramente que os nervos estão à flor da pele e que as coisas começam a mudar.

sábado, 9 de março de 2013

Iberia: CNT-AIT lança apelo para solidariedade com trabalhadores em luta

Os trabalhadores da empresa de aviação Iberia estão em luta contra os despedimentos massivos, a redução de direitos e o desmantelamento da empresa. A Secção Sindical da CNT-AIT (secção da AIT em Espanha) faz o seguinte apelo:

«A empresa Iberia apresentou um ERE [Expediente de Regulación de Empleo], através do qual pretende despedir 3807 trabalhadores, para além de baixar os salários (entre 20 e 40%), reduzir os dias de folga e férias, entre muitos outros ataques aos trabalhadores. Desta forma, num futuro próximo, será possível vender os trabalhadores da Iberia a preço de saldo.

«É por esta razão que estamos em greve por 10 dias (já em Fevereiro houve uma greve de 5 dias). A secção sindical da CNT-AIT na Ibéria apela a toda as medidas de pressão que considerem oportunas, a realizar em locais onde existam escritórios, delegações e/ou nos aeroportos onde haja voos da Iberia, com o fim de aumentar a pressão e pôr fim às pretensões de desmantelar a empresa.

«Também se podem realizar acções nos organismos oficiais espanhóis e nos interesses da British Airways [empresa com a qual a Iberia se fundiu]».

Mais informações em:
http://iberia.cnt.es/
http://www.facebook.com/CNTAITIberia

Delegações da Iberia:
http://www.iberia.com/oficinas/

quarta-feira, 6 de março de 2013

Apresentação da revista “Apoio Mútuo” e da AIT-SP em Coimbra e Guimarães

Apresentação da revista “Apoio Mútuo” e da AIT-SP
7 de Março | 18h
Teatro da Cerca de S. Bernardo (junto ao Pátio da Inquisição)

Organização :
República Baco
República das Marias do Loureiro
Sindicato de Ofícios Vários -Porto/ AIT-SP



 9 de Março / 21.30 
no Círculo de Arte e Recreio
Casa da Agra -Rua Francisco Agra, 74
Guimarães




Organização :
 Núcleo de Guimarães da AIT/ SP
Sindicato de Ofícios Vários -Porto /AIT-SP