sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pela readmissão das trabalhadoras e trabalhadores despedidos na Biblioteca Nacional de Espanha!

Neste 4 de Fevereiro, dia em que se realiza uma Jornada Europeia de Solidariedade contra os cortes nas bibliotecas públicas, solidarizamo-nos com os trabalhadores em luta contra a subcontratação ilegal na Biblioteca Nacional de Espanha.

Em Setembro de 2010, o sindicato CNT-AIT de Madrid, Espanha, iniciou uma campanha contra a Biblioteca Nacional de Espanha pela readmissão de três trabalhadoras despedidas desta instituição por denunciarem a sua situação de subcontratação ilegal. Actualmente, dos mais de 400 trabalhadores subcontratados que sofrem uma grave situação de exploração laboral, muitos já denunciaram a sua situação. A resposta da actual direcção da Biblioteca Nacional veio sob a forma de represálias e despedimentos massivos.

A nossa exigência é muito clara: queremos a contratação directa dos mais de 400 trabalhadores subcontratados na Biblioteca Nacional Espanhola e queremos a readmissão dos despedidos. Nas bibliotecas públicas espanholas, a contratação directa do pessoal subcontratado significaria uma poupança de 40% nos orçamentos públicos, actualmente desviados para empresas privadas com total impunidade. No caso da Biblioteca Nacional de Espanha estamos a falar numa poupança de milhões de euros.

Nesta jornada de luta, salientamos que em nenhuma ocasião podemos admitir os cortes que se realizam nas nossas bibliotecas em toda a Europa, chegando-se mesmo a encerrar muitas delas. E muito menos podemos admitir que esses cortes sejam feitos à custa do trabalho e do esforço dos trabalhadores, que são quem torna possível a disponibilidade e preservação dos materiais que são património de todos. Não podemos admitir que cortem nos serviços bibliotecários, no pessoal e nas aquisições de material, enquanto desviam para as empresas privadas grandes quantidades de capital público, inicialmente orçamentado para a gestão das bibliotecas públicas.

Esta situação verifica-se também em Portugal, nas bibliotecas e demais serviços públicos, em áreas como a saúde, a educação e a cultura. Desviam-se recursos dos orçamentos públicos para empresas privadas que mantêm trabalhadores que realizam serviços necessários em situação de absoluta precariedade, inclusivamente a recibos verdes, pagando-lhes salários muito mais baixos do que se fossem contratados directamente.

Nesta Jornada de Solidariedade não estamos sozinhos, muitos bibliotecários e utilizadores saem hoje à rua a nível europeu para dizer: Basta de cortes nas bibliotecas! Neste sentido, os trabalhadores e trabalhadoras da AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores) estão hoje também em frente das portas das bibliotecas públicas europeias para defenderem não só os postos de trabalho dos nossos companheiros de Espanha, mas também contra subcontratação ilegal das bibliotecas públicas através de empresas privadas, para as quais estão a ser desviados os orçamentos públicos, dando origem a cortes em serviços e instalações para todos e todas.

Basta de cortes nas bibliotecas e nos serviços públicos!
Pela readmissão das trabalhadoras e trabalhadores despedidos na Biblioteca Nacional de Espanha!
Pela contratação fixa e directa!

Contactos da campanha "Não à privatização da Biblioteca Nacional de Espanha!":
Facebook: http://www.facebook.com/NOprivatizacionBNE
e-mail: personal.bne@cnt.es