quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Luta das(os) Trabalhadoras(es) é Internacional!


(panfleto distribuido durante uma acção de solidariedade com os trabalhadores em greve da EULEN-ABB de Córdova, Espanha)

Solidariedade com os trabalhadores da EULEN-ABB de Córdova, em greve indefinida desde 28 de Novembro!

Boicote internacional à ABB e ADECCO!

Desde 28 de Novembro, os trabalhadores da empresa multinacional de trabalho temporário EULEN (Flexiplan, em Portugal) contratados pela empresa ABB, permanecem em greve, acampados à porta da fábrica. Estes trabalhadores lutam contra a sua substituição nos postos de trabalho, após a ABB ter decidido transferir o contrato de outsourcing com a empresa EULEN para a empresa EUROCEN, uma filial da ADECCO. Desta forma, a ABB pretende ver-se livre de trabalhadores incómodos, que durante dois anos não têm cessado de lutar pelos seus direitos.

A CNT (Confederação Nacional do Trabalho - secção espanhola da AIT) de Córdova mantém há mais de 2 anos uma secção sindical na empresa EULEN, especialmente activa no centro de trabalho da multinacional Asea Crown Bovery (ABB). Estes companheiros lutam há mais de 2 anos pela melhoria das suas condições de trabalho, reivindicando sobretudo a aplicação da contratação colectivo de trabalho a que têm direito e o reconhecimento da relação laboral que os une à empresa ABB.

Perante esta situação, a ABB decidiu não renovar o contrato da EULEN, recorrendo a uma nova empresa para cumprir as funções que até agora eram levadas a cabo pelos trabalhadores da EULEN. Esta empresa é a EUROCEN, uma filial do grupo ADECCO, especializada na subcontratação de processos de logística. Face a tudo isto, os trabalhadores e a CNT convocaram uma greve por tempo indefinido, desde o dia 28 de Novembro, com o objectivo de pôr fim à situação de despedimento ilegal, assegurar a estabilidade do quadro e, em último caso, a passagem de todos os trabalhadores para a nova empresa contratada. Esta é uma luta dos trabalhadores pela manutenção dos seus postos de trabalho.

A ABB está a recorrer a várias ilegalidades para tentar minimizar a greve, impedindo o acesso do comité de greve às instalações, recorrendo a o utras subcontratações para sabotar a greve, utilizando o pretexto da segurança para tentar recomeçar o trabalho, etc., tendo tentado ganhar tempo até ao dia 1 de Janeiro de 2012 (data em que cessaria o contrato com a EULEN).

A greve está a ser bastante dura para os trabalhadores, que permanecem acampados às portas da fábrica desde o dia 28 de Novembro. Têm sido realizadas mobilizações e acções tanto na cidade de Córdova como noutras cidades de Espanha onde há delegações da ABB e da ADECCO.

A CNT /AIT espanhola apelou às secções da AIT para que alarguem esta campanha de solidariedade às sedes e delegações da ABB e da ADECCO em todo o mundo pelo impacto que este tipo de acções pode ter.

Solidariedade com os companheiros espanhois da EULEN e ABB em luta! Hoje eles, amanhã nós!
Se o capital não reconhece fronteiras – a união e a luta d@s trabalhadoras/es também não!

AIT–SP (continuadora da antiga CGT/AIT portuguesa, extinta pela legislação salazarista dos anos 30)

Associação Internacional das(os) Trabalhadoras(es)  - Secção Portuguesa
S.O.V.- Sindicato de Ofícios Vários – Porto