sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sérvia - Segue a repressão contra os anarco-sindicalistas da ASI

Em 1º de julho passado, um tribunal em Belgrado rejeitou uma decisão anterior que ele mesmo havia tomado que absolvia os "Seis de Belgrado" de todas as incriminações. Isto quer dizer que a resolução de liberá-los foi declarada inválida, e que nos próximos meses eles irão para um novo julgamento.

Essa evolução draconiana do sistema judicial sérvio já era esperada, pois prontamente havia circulado em um dos principais jornais da Sérvia, controlado pelo governo daquele país. Cabe assinalar que essas informações aparecem num momento em que o executivo sérvio lança uma nova ofensiva contra os membros da Iniciativa Anarco-Sindicalista (ASI) e outros ativistas envolvidos em uma campanha contra a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Recordemos que em 4 de setembro de 2009 em conexão com o ataque incendiário à embaixada da Grécia em 25 de agosto do mesmo ano (em solidariedade com o anarquista Theodoros Iliopoulos, que foi detido nas revoltas de Dezembro de 2008 na Grécia e esteve em greve de fome durante 49 dias), foram presos vários membros e simpatizantes da ASI - Sanya Doykich, Kurepa Tadej, Trivunats Ratibor, Vulovic Ivan, Mitrovic Nikola e Ivan Savic. Inicialmente eles foram denunciados de "terrorismo internacional", mas, em seguida, as acusações foram reclassificadas para "uma ação geralmente perigosa”.

No dia 16 de junho de 2010, no Palácio de Justiça de Belgrado, os “Seis de Belgrado” foram absolvidos de todas as acusações. O juiz Gerasimovic afirmou na época que a decisão do tribunal não teve motivação política, baseando-se no fato de não existirem provas para sustentar as acusações contra os anarco-sindicalistas.

Agência de Notícias Anarquistas - ANA