sábado, 16 de abril de 2011

Pela solidariedade urgente com a greve geral na Bolívia!

Acontecimentos de extrema importância estão a ocorrer neste momento na Bolívia. A federação de sindicatos “Central Obrera Boliviana” organiza uma greve geral por tempo indeterminado desde o dia 7 de Abril. Os principais grevistas são mineiros, professores, trabalhadores da saúde e da assistência médica e social. As reivindicações dos grevistas são: aumento salarial geral de 15% para todos os trabalhadores dos sectores privado e público, a abolição das previstas reformas neoliberais da segurança social e da saúde, a preservação da autonomia universitária, etc.

Os sindicatos da Bolívia não são de todo anarco-sindicalistas, embora afirmem tradicionalmente que especialmente os sindicatos, e não os partidos, são as organizações genuínas da classe trabalhadora. As greves em curso são levadas a cabo com força e radicalismo. Os grevistas tomam as ruas, realizam marchas e começam a bloquear as principais ruas e estradas na Bolívia. As autoridades declararam a greve ilegal e ordenaram aos trabalhadores que regressassem ao trabalho, mas eles ignoraram essas exigências e ameaças de pesadas multas. Os grevistas declaram a sua intenção de continuar a luta até à vitória. Houve confrontos com a polícia, durante os quais os mineiros utilizaram dinamite. Representantes dos sindicatos disseram que se a polícia recorrer à “violência reaccionária”, os trabalhadores responderão com violência revolucionária!

O movimento desenvolve-se sob uma forte pressão por parte dos sindicalistas de base. Eles disseram que se os líderes sindicais aceitarem as propostas do governo sem a satisfação das exigências dos trabalhadores, irão considerar isso como uma traição de classe!

A greve geral indefinida na Bolívia é actualmente o melhor exemplo de como os trabalhadores podem e devem defender os seus direitos sociais contra os ataques do Estado e do Capital. Este é o auge e o modelo de uma resoluta resistência de classe no mundo moderno, a prova do que pode fazer a classe trabalhadora se tentar defender os seus direitos e interesses sociais. A luta dos trabalhadores bolivianos deve tornar-se hoje num exemplo para os trabalhadores de todo o mundo!

Nós incentivamos o Secretariado e todas as secções da AIT a expressarem o seu apoio à greve geral e às justas reivindicações dos trabalhadores da Bolívia, à luta heróica que estamos agora a assistir com admiração.

Viva o anarco-sindicalismo e o comunismo anarquista!

Secretariado Internacional do KRAS-AIT, secção russa da AIT

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

COB:
Central Obrera Boliviana
Calle Pisagua 618, La Paz - Bolivia
Telef: 228-1201, 7198-2348 :: E-mail: brunoapaza@yahoo.com , postmast@cob-bolivia.org
Fax: 591- 2 - 2280420,

Mineiros:
Federacion Sindical de Trabajadores Mineros de Bolivia
fstmb1944@hotmail.com
Plaza Venezuela 147e
Tel. 591 22359656, Fax: 591 22317764
La Paz – Bolivia

Saúde:

Sindicato Medico y Ramas Afines de la Caja Nacional de Salud
Calle Ballivian No 1266 1er. Piso, Telefax: 2204122
La Paz - Bolivia
simralapaz@gmail.com