segunda-feira, 18 de maio de 2009

Faleceu o companheiro anarquista Edgar Rodrigues



Texto retirado de terraviva.weblog.pt:



FALECIMENTO DE EDGAR RODRIGUES EM 14 DE MAIO

Falecimento do investigador autodidacta e difusor da história social e do anarquismo brasileiro e português, Edgar Rodrigues.


Edgar Rodrigues, nasceu e viveu na Lavra, Matosinhos e morreu no Brasil no passado dia 14 de Maio devido a uma paragem cárdio-respiratória. Tinha 88 anos.

Autor de dezenas de obras e centenas de artigos sobre a história e as ideias anarquistas no Brasil e em Portugal, Edgar foi um importante compilador e difusor da história libertária nos dois países.

Em Portugal, as suas obras sobre a história do movimento operário e libertário, sobretudo as dos anos 80 ,"O despertar operário em Portugal-1834-1911", "Os anarquistas e os sindicatos-1911-1922", "A resistência anarco-sindicalista à ditadura-1922-39" e "A oposição libertária em Portugal-1939-1974", constituíram e constituem um marco importante na recuperação da memória libertária, constantemente branqueada pelas mitologias que transformavam artificialmente o PCP e/ou o PS, sobretudo nos anos da ditadura salazarista, como os principais intervenientes tanto no movimento operário como na resistência à ditadura.

Por todo esse acervo de informação sobre as raízes históricas da rebelião e da resistência operária, popular e libertária, OBRIGADO, Edgar Rodrigues.

J.P.