terça-feira, 6 de maio de 2008

Argentina: luta dos trabalhadores do restaurante “La Pérgola” apoiada pela FORA

A Sociedade de Resistência Ofícios Vários da Capital Federal, pertencente à FORA (Federacion Obrera Regional Argentina), secção argentina da AIT, encontra-se há duas semanas em luta pela readmissão de oito trabalhadores despedidos do restaurante “La Pérgola”, na Capital Federal, assim como pela regularização da sua situação laboral e pelo fim do assédio laboral por parte da entidade patronal.

O proprietário do restaurante, e do grupo empresarial Gourmet S.A., tentou comprar um dos trabalhadores, procurando dividi-los, mas, não o tendo conseguido, começou a recorrer a várias formas de intimidação, através de ameaças físicas e verbais. Para isto, o proprietário do restaurante contratou capangas, que utiliza também para gerar situações de conflito durante as manifestações de solidariedade e assim tentar acusar os trabalhadores e os manifestantes de distúrbios.

Devido à acção dos companheiros da FORA o restaurante está há já duas semanas praticamente sem clientes.

Vídeo de uma manifestação dos companheiros da FORA em frente ao restaurante:

Em solidariedade com a luta dos companheiros da FORA podem ser enviados faxes, e-mails e cartas para os seguintes endereços:

Fax: 005411-4632-1060 (Pedir señal de fax)
E-mail: restolapergola@fibertel.com.ar
Correo ordinario: Aldo Marasco, Avenida AVELLANEDA 1899, barrio de flores, Capital Federal, Argentina.


Em baixo está uma proposta de carta a enviar:

Repudiamos el despido injusto y arbitrario de los trabajadores de LA PERGOLA, así como la situación de hostigamiento que provocan ustedes al desinteresarse completamente de los derechos de los trabajadores, generar provocación y persecución, y no reconocer el legitimo derecho de los trabajadores a organizarse en un reclamo necesario como es la regularización laboral.

Exigimos su inmediata reincorporación y el cese del acoso laboral tanto a usted y a su grupo empresarial GOURMET S.A., como a todos los que colaboran para mantener las condiciones de explotación que sufren sus trabajadores.

Nosotros nos solidarizamos con los trabajadores de “La Pérgola”, porque entendemos que usted esta cometiendo una injusticia muy grave y mantendremos esta actitud hasta que se respeten de una vez los derechos de los trabajadores y su familia.

Los trabajadores de LA PERGOLA no están solos, sépalo.