quinta-feira, 15 de julho de 2010

Os seis anarquistas de Belgrado foram absolvidos!


No dia 16 de Junho, no Palácio de Justiça de Belgrado, os “Seis de Belgrado” foram absolvidos de todas as acusações. O juiz Gerasimovic afirmou que a decisão do tribunal não teve motivação política, baseando-se no facto de não existirem provas para sustentar as acusações contra os nossos companheiros.

Após nove meses desde o início deste processo, durante cinco dos quais permaneceram detidos sob condições terríveis, os nossos companheiros sérvios vêem-se finalmente livres das garras do sistema judicial.

Relembramos que existem ainda dois processos pendentes, relacionados com este caso: um contra o companheiro croata Davor Bilic, a quem as autoridades sérvias apreenderam o passaporte impedindo-o de abandonar a Sérvia, e outro contra três companheiros de Vrsac. Tanto Davor como os companheiros de Vrsac são acusados do crime de “obstrução à justiça”, o primeiro por mostrar um cartaz com a frase “Anarquismo não é terrorismo” na sessão do julgamento de 17 de Fevereiro, e os segundos por colarem cartazes na sua cidade exigindo a libertação dos “Seis de Belgrado”.

Artigo redigido segundo informaçãos da ASI (Iniciativa Anarco-Sindicalista), secção sérvia da AIT
 
Mais informação sobre este caso:
+ Liberdade para os Anarco-Sindicalistas Sérvios
+ Os "6 de Belgrado" são formalmente acusados! Agora mais do que nunca: solidariedade!
+ Começou o julgamento dos anarquistas de Belgrado. Os seis companheiros foram libertados!
+ Resumo e actualização do caso dos 6 de Belgrado