segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os "6 de Belgrado" são formalmente acusados! Agora mais do que nunca: solidariedade!

 Reproduzimos um artigo da Agência de Notícias Anarquistas - ANA, divulgado a 11 de Novembro, acerca da grave situação de repressão enfrentada pel@s noss@s companheir@s da Iniciativa Anarco-Sindicalista, secção sérvia da AIT, juntamente com um cartaz de solidariedade da AIT-Secção Portuguesa.

* * * * * * * * * *

[Sérvia] Os/as "6 de Belgrado" são acusados formalmente

Agora mais do que nunca solidariedade!

Na Sérvia os líderes políticos e capitalistas promovem o nacionalismo fascista e o chauvinismo desencorajando a unidade para lá das fronteiras, entre aqueles que são explorados e oprimidos.

Recordemos que em Fevereiro de 2008, depois da declaração de independência do Kosovo, a embaixada dos Estados Unidos foi incendiada pelos nacionalistas sérvios, sem que tenham sido acusados de "terrorismo". Convém recordar também que já em Setembro deste ano, os activistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) viram impedida a sua celebração, uma marcha em Belgrado, com as autoridades ainda a informarem-nos de que não só não garantiam a segurança dos participantes como também os inculpariam pelos danos que os grupos fascistas pudessem fazer se os atacassem.

É este mesmo Estado nacionalista e pró-fascista que vem acusar de "terrorismo" os nossos companheiros sérvios.

Neste contexto, pouco importa se os trabalhadores detidos na Sérvia são "culpados" ou "inocentes". Cremos que, como muito bem assinalaram alguns anarquistas gregos nas declarações de solidariedade que "as lutas sociais não são legais ou ilegais, mas são justas".

As expressões de solidariedade com os companheiros sérvios têm vindo a acontecer pelo mundo inteiro. As concentrações, manifestações e outros protestos, foram notáveis pelo menos em Varsóvia (Polônia), Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria), Praga (República Checa), Ljubljana (Eslovênia), Zagreb (Croácia), Sydney (Austrália), Londres (Inglaterra), Lisboa (Portugal ), Moscovo e S. Petersburgo (Rússia), Kiev (Ucrânia), Atenas, Tessalônica e Komotini (Grécia), Hamburgo, Berlim e Frankfurt (Alemanha), Denver (EUA.), Sofía (Bulgária), La Haya (Países Baixos), Skopje (Macedônia), Berna (Suíça), Madrid, Zaragoza e Granada (Espanha), Paris (França), Ankara (Turquía ) etc., etc...

No começo de Outubro, depois de um mês de detenção, o juiz encarregado do caso ordenou o alargamento do período de detenção destes companheiros por mais um mês, ao mesmo tempo que "as investigações" continuavam.

Em 3 de Novembro, a Procuradoria de Belgrado anunciou que tem a intenção de apresentar “acusações” pelo delito de "terrorismo internacional" contra os seis membros da Iniciativa Anarcosindicalista (ASI) e outros. Neste momento, a detenção preventiva para os/as 6 de Belgrado foi ampliada.

Pedimos a todos/as que se enviem cartas de protesto para participar numa ação massiva.

Portanto, é muito importante que continuemos a demonstrar a nossa solidariedade com os/as 6 de Belgrado.

Tradução » Liberdade à Solta


Agência de notícias anarquistas-ana