domingo, 29 de maio de 2011

BOICOTE A LOTTO E A FINTA! PELA READMISSÃO DE ÍCARO.

PRÓ SINDIVÁRIOS PIRACICABA/SP- relata o ocorrido com o Sindivários Araxá/MG. SINDIVÁRIOS ARAXÁ – FOM – MG, (SP, Plenária Nacional da COB/AIT 9/04/2011)

A FF Mercantil, empresa de Araxá-MG responsável por produtos da marca brasileira Finta e da italiana Lotto, mantém seus empregados sob um regime de trabalho extremamente precário e adota diversas medidas para impedir que eles se organizem para resistir à sua exploração: os trabalhadores não recebem insalubridade, são expostos a calor excessivo, ganham menos que um salário mínimo e muitos são vítimas de humilhações, perseguições e chantagens. A última manobra de perseguição por parte da patronal ocorreu no dia 22 de março, com a demissão de Ícaro Poletto, membro do Sindivários Araxá, associado à Federação Operária Mineira, que se esforçava junto aos seus companheiros para lutar por seus direitos. Os funcionários que não se renderam ao assédio patronal seguem sofrendo represálias.

A FF Mercantil ETA ligada à Filon Confecções na cidade de São Paulo. Não sabemos quais são as condições em que os trabalhadores da Filon se encontram, mas dificilmente elas são diferentes das encontradas em Araxá, já que ambas trabalham sob a mesma lógica, a lógica do Capital, a qual sempre se sobrepõe aos direitos do indivíduo e ao bem-estar do trabalhador, constantemente sacrificado para a maximização do lucro. Exigimos que nosso companheiro seja readmitido, que a política de represálias contra a livre organização dos trabalhadores tenha um fim e que sejam atendidas as reivindicações dos trabalhadores de Araxá, descritas a seguir:
  • Redução da Jornada de trabalho para 8 horas;
  • Adoção da semana de trabalho inglesa (de segunda a sexta);
  • Pagamento dos adicionais por insalubridade;
  • Acordos sobre participação nos lucros;
  • Instalação de aparelhos para diminuição do calor no interior da fábrica;
  • Respeito à liberdade de organização dos trabalhadores.
BOICOTE A LOTTO E A FINTA! NÃO COMPRE PRODUTOS FEITOS SOBRE TRABALHO SEMI-ESCRAVO! PELA READMISSÃO DE ÍCARO POLETTO! PELA LIBERDADE SINDICAL!

O COMPANHEIRO FOI DEMITIDO, MAS DEVEMOS MANTER NOSSO BOICOTE PERMANENTE EM APOIO À READMISSÃO DO MESMO E DOS QUE LÁ TRABALHAM.

O BOICOTE ECONÓMICO É A NOSSA MAIOR ARMA DE PRESSÃO.

É PRECISO CERCAR A EMPRESA E SEUS DIRETORES OBRIGANDO-OS A RESPEITAR OS DIREITOS DOS TRABALHADORES.

SEM LUTA CONTINUADA NÃO EXISTEM DIREITOS SOCIAIS!

APELAMOS À SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL!

FORGSCOB/AIT

OS DIREITOS SOCIAIS NÃO SÃO BENESSES DA PATRONAL SÃO CONQUISTAS SOCIAIS DOS TRABALHADORES