segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Araxá, Brasil: dos piquetes à Greve Geral!

Acompanhamos com entusiasmo as notícias da luta dos nossos companheiros do Sindivários de Araxá (Minas Gerais, Brasil), filiado na anarco-sindicalista COB (Confederação Operária Brasileira, secção brasileira da AIT),que há mais de 5 anos vêm promovendo lutas sociais na área dos transportes públicos, realizando piquetes e manifestações em torno de um conjunto de reivindicações concretas.

Nos últimos meses, em virtude das mobilizações nacionais em torno da questão dos transportes, as manifestações promovidas tornaram-se multitudinárias, bloqueando vias públicas e interesses directos das grandes empresas da cidade e enfrentando uma dura repressão. No decurso destas manifestações, dois membros do Sindivários foram detidos e acusados de “formação de quadrilha, desacato e desobediência”, decorrendo ainda o processo contra os mesmos.

Na sequência destes eventos, foi organizado, como ferramenta para a autogestão das lutas, um Comité de luta contra a carestia de vida, reunindo organizações e assembleias de bairro numa “agrupação horizontal, assembleária e federalista que visa a conquista do máximo bem-estar imediato e utiliza estas lutas para desenvolver os meios de autogestão total”.

Apoiando a greve dos funcionários municipais convocada para o dia 20 de Agosto, o Sindivários de Araxá apela a uma greve geral que pare a cidade, reivindicando melhorias imediatas para toda a população, e à realização de uma concentração autónoma face às centrais sindicais oficiais.

Desejamos aos nossos companheiros do Sindivários de Araxá toda a força para continuar com este grande exemplo de luta anarco-sindicalista.

Acompanha as lutas do Sindivários de Araxá em: http://sindivariosaraxa.blogspot.pt/