quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Apresentação da revista Apoio Mútuo em Évora - Sábado (23 Fevereiro) 16h30 - Colectivo Libertário de Évora


 A Associação Internacional dos Trabalhadores foi formada há 90 anos e a ela pertenceram as grandes centrais sindicais da história do anarco-sindicalismo – CGT (Portugal), CNT (Espanha), FORA (Argentina), USI (Itália). Apesar da perda de influência do sindicalismo revolucionário durante grande parte do século XX, a AIT manteve-se firme na defesa das práticas libertárias no seio do movimento operário.

Com o ressurgir do anarquismo, em finais do século passado, o movimento anarco-sindicalista tem vindo a reorganizar-se em vários países do mundo, voltando a constituir já hoje uma força importante sobretudo no sul da Europa, Europa de Leste e América Latina.

Em Portugal a AIT é representada pela Secção Portuguesa que pretende pôr em prática e difundir, no meio dos trabalhadores, os princípios da acção directa, sem intermediários nem profissionais do sindicalismo. A AIT/SP tem neste momento núcleos em Lisboa, Porto, Chaves, Guimarães, Setúbal e Algarve.

Autogestionária e defendendo que a “emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores”, a AIT/SP situa-se à margem dos partidos políticos e assenta toda a sua prática em torno da solidariedade e do apoio-mútuo entre os explorados.

“Apoio Mútuo” é também o nome da sua revista, de que saiu recentemente o número 2.

A AIT/SP publica também regularmente o “Boletim Anarco-Sindicalista”.

Este sábado companheiros da AIT/SP vão estar connosco para nos falarem das suas publicações e desta organização anarco-sindicalista.

Sessão aberta a todos. Esperamos a vossa presença.

Sábado, dia 23 de fevereiro, na Cafetaria do Convento dos Remédios (junto ao Eborae Musica), pelas 16,30 horas.

Colectivo Libertário de Évora