quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ABAIXO O "Plano Estratégico dos Transportes"! ABAIXO O ORÇAMENTO DOS GATUNOS!

TODO O APOIO À LUTA DOS TRABALHADORES DOS STCP!
PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES E DOS UTENTES!

O chamado actual "Plano Estratégico dos Transportes" é mais um assalto aos bolsos dos utentes e aos direitos dos trabalhadores dos transportes!

Já o plano da chamada "Nova Rede" dos STCP, durante o governo de Sócrates, veio piorar as condições de mobilidade dos utentes (alterando e eliminando linhas e carreiras, aumentando já então as tarifas -para benefício de um punhado de administradores cujo total de remunerações ascendia nessa altura a 425,9 mil Euros e, lembremos bem: NÃO PARA BENEFÍCIO DOS TRABALHADORES dos STCP e em geral, com os salários mais baixos da "União Europeia") e constituiu um autêntico atentado à vida da população do Porto metropolitano.

Este actual "Plano Estratégico", seguido aos últimos aumentos dos preços dos transportes em Agosto passado É PIOR! Mas é afinal apenas mais uma maneira de fazer o povo e os trabalhadores pagarem a "crise" que os banqueiros, os governos e os capitalistas em geral criaram – e que é próprio deste sistema de exploração chamado CAPITALISMO. Também é uma forma de o actual governo FORÇAR a PRIVATIZAÇÃO DOS TRANSPORTES e dos serviços públicos em geral, piorando nesse caso ainda mais as condições de transportes públicos e lançando mais trabalhadores no desemprego.

Frente aos aumentos dos tarifários, frente à ameaça de piorar as condições de trabalho e frente aos "cortes" em direitos conquistados ao longo dos anos pelas várias lutas dos trabalhadores, a UNIÃO DOS UTENTES DOS TRANSPORTES PÚBLICOS com OS TRABALHADORES deste sector é absolutamente necessária e URGENTE!

NOVAS FORMAS DE LUTA (e algumas velhas e esquecidas) deverão ser AMPLAMENTE DISCUTIDAS E POSTAS EM PRÁTICA urgentemente, tanto pelos trabalhadores dos transportes como pela população em geral. No tempo em que haviam cobradores nos transportes, lembramos, a seguir ao 25 de Abril, uma que se tornou bastante popular : a chamada "Greve de Mala" – em que os utentes viajavam sem lhes ser cobrados os bilhetes. Uma dessas lutas granjeou forte apoio da população à luta dos trabalhadores dos STCP por salários mais altos e por melhores condições de trabalho. Formas de luta semelhantes e inspiradas naquela – como a GREVE DE PAGAMENTO DE TÌTULOS DE TRANSPORTE, o BOICOTE às administrações e alguns serviços "de apoio" aos utentes, o BLOQUEIO de linhas e carreiras a funcionar mal, são outras tantas formas de ACÇÃO DIRECTA POPULAR a que se poderá deitar mão caso o governo prossiga na sua intenção de levar avante o seu "plano estratégico" para agradar à troika e o FMI – os seus verdadeiros patrões.

A HORA É DE RESISTÊNCIA SOCIAL e de LUTA POPULAR! Os responsáveis pelos eventuais transtornos aos passageiros NÃO SÃO OS TRABALHADORES EM LUTA! São O GOVERNO e os principescamente pagos GESTORES dos STCP!

MELHORES TRANSPORTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO! CONTRA "CORTES" EM DIREITOS - NENHUM PASSO ATRÁS!

ORGANIZEMOS ASSEMBLEIAS POPULARES E DE TRABALHADORES! CRIEMOS CONTRA PODERES!

SOV-Sindicato de Ofícios Vários-do PORTO da AIT-SP (Associação Internacional dxs Trabalhadores/as –Secção Portuguesa )

Contacta: ait-sp.blospot.com e sovaitporto@gmail.com

UNID@S E AUTO-ORGANIZAD@S NÓS DAMOSLHE$ A "CRISE"!