quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Solidariedade activa com sem-abrigo e desempregad@s no centro do Porto

Mais de 40 pessoas sem-tecto estão desde há alguns meses abrigadas nas ruínas do antigo "Mercado do Anjo", Praça de Lisboa, junto à torre dos Clérigos, no Porto. A maioria ocupa antigas lojas daquele centro comercial, já sem vitrinas, e ainda que abrigados da chuva resistem como podem ao frio. Alguns ganham a vida como arrumadores de carros - a quem a Câmara do Porto prometeu há muito arranjar "alternativas à rua" -, outros trabalham no que podem e a maioria são desempregados: há gráficos, operários de construção, motoristas, padeiros, empregados de mesa, etc., DESEMPREGADOS.

Numa reunião na última sexta-feira na "Mesa Comum", da iniciativa MPDP (Movimento Popular de Desempregad@s e Precári@s) e do núcleo local da AIT-SP, na Terra Viva!AES, onde participaram uma dúzia de ocupantes do "Mercado do Anjo", bem como nalgumas visitas que alguns de nós fizemos ao local, demo-nos conta de algumas das necessidades mais urgentes dos ocupantes daquele espaço:
- cobertores e roupa de cama para combater o frio;
- comida quente (já que na maior parte das vezes as pessoas se alimentam de "kits" alimentares distribuídos por carrinhas de algumas organizações caritativas e refeições frias);
- EQUIPA VOLUNTÁRIA de ACESSORIA JURÍDICA E SOCIAL - no sentido de apoiar o acesso a direitos e medidas de apoio social, laboral, médico-sanitário, etc...

Na reunião/encontro da passada sexta-feira, conjuntamente com sem-tecto, desempregados e precários, jovens voluntários e activistas sociais, foi decidido:
1 - Reforçar os laços de solidariedade entre desempregados, precários, sem-abrigo e voluntários, independentemente da origem nacional ou étnica (parte das pessoas são desempregados ou precários imigrantes);
2 - Preparar um próximo ENCONTRO PÚBLICO de VISIBILIDADE e SOLIDARIEDADE de SEM-TECTO e DESEMPREGAD@S e PRECÁRI@S;
3 - Apelar a colectivos e associações para secundarem nas suas zonas a ideia da "Mesa Comum"* de forma a se viabilizar a curto prazo uma rede local de "Mesas Comuns"ou Cozinhas Populares gratuítas para quem necessite.

- Reunião de trabalho com alguns voluntários ficou marcada para próxima terça-feira às 16.00 horas na sede da Terra Viva!AES [contactar para os números ou e-mail abaixo].

- As dádivas de cobertores e roupa de cama bem como a oferta de voluntariado solidário podem ser feitas na sede da Terra viva!AES, na Rua dos Caldeireiros, 213 -Porto, à Cordoaria, terças, quintas e sextas, das 17 às 20 horas.

CONTACTOS E MAIS INFORMAÇÕES: 223324001 - 967694816 - terraviva@aeiou.pt

Repassa - Divulga - Solidariza-te!

*a funcionar desde Fevereiro passado na Terra Viva!AES, semanalmente, com alimentos gratuítos doados por algum pequeno comércio alimentar da zona e vendedeiras do Bolhão -mas com capacidade limitada a um máximo de 25-30 pessoas)